Novas Tecnologias

Atualmente o BFW tem procurado novos campos de negócio com vista adaptar-se as exigências do mundo atual na área das novas tecnologias, tais como a realidade virtual e impressão em 3D.

Neste artigo procurei a dar a conhecer a tecnologia que poderá desempenhar um papel revelante na apreensão por parte dos cegos e baixa visão. Com esta tecnologia é possível criar modelos tridimensionais capazes de fornecer maior e melhor informação do que os modelos bidimensionais.

Alguns exemplos práticos da tecnologia 3D: impressão de maquetes, objetos da vida diária.

Este modelo de negócios tem como principais clientes alvos co museus, estabelecimentos de ensino, centro de turismo

Para desenvolver o material é primeiro usado um programa como o 123 Autocad ou programas gratuitos de design em que é possível desenhar em 3 dimensões.

Também existe uma base de imagens disponível na internet que podemos depois trabalhar no programa de design.

Os programas que convertem o ficheiro para poder imprimir são o Cura e o Repetier Hoster.

A impressora em 3D que vimos tem o formato de um paralelepípedo, a base fica em baixo e a peça é construída por camadas em cima da base. A “cabeça” de impressão está em cima do lado esquerdo, movimenta-se para cima e baixo, para a frente e para o lado direito.

Tem dois filtros de 3mm cada um que derretem a 300ºC, podem ser usadas 2 cores diferentes, a impressão é feita por camadas. Na parte da frente da impressora em baixo tem um pequeno ecrã e 2 entradas para colocar o cartão de memória ou USB a imprimir. A impressão pode ser feita através do computador mas no caso de ser muito demorado é melhor ser diretamente na impressora.

O preço desta impressora é de 4500,00€

Vimos maquetes em 3D feitas nessa impressora, realmente tem-se outra ideia, mais clara das coisas

Parece que estas impressoras são o nosso futuro.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O Centro Berufsförderungswerk Düren - BFW Düren

Primeiro voo!