Consulta de Aparelhos Óticos no BFW

Fotografia do armário de material que existe nesta área
Neste nosso 3º dia no Centro BFW tivemos a oportunidade de visitarmos a sala de Optometria. A responsável por esta área, com formação de base em medicina e técnica especialista em Ótica, começou por nos falar do seu trabalho com os clientes do BFW que se foca em duas etapas essenciais:
  • Uma primeira em que é feita uma análise e avaliação da situação do cliente de modo à elaboração de um diagnóstico acerca das suas necessidades, em termos de ajudas óticas, para poder efetuar a formação e posterior adaptação ao posto de trabalho. 
  • Na etapa seguinte, o cliente tem a oportunidade de conhecer uma miríade de equipamentos existentes, tais como diversos modelos de lupas óticas e ampliadores eletrónicos e proceder à aprendizagem de como utilizar aqueles que melhor se adequam à sua situação específica.
Para os participantes deste projeto com baixa visão, onde me incluo, esta experiência revelou-se bastante importante, nomeadamente por nos permitir contatar com diversos tipos de ampliadores eletrónicos. Aqui podemos experimentar ampliadores de mesa e vários ampliadores portáteis. Não restaram dúvidas quanto à sua utilidade tanto a nível privado como profissional. Com este tipo de ajuda técnica é-nos permitido ter, novamente, acesso à escrita a negro. Um jornal, uma revista, um livro, o rótulo e o preço de um produto no supermercado, etc. tornam-se totalmente acessíveis o que em muito contribui para a inclusão social e profissional da pessoa com baixa visão.
 
Por fim, foi possível experimentarmos uns óculos cujas lentes são filtros especiais que suavizam a luminosidade realçando o contraste permitindo obter uma melhor definição do meio ambiente envolvente. No meu caso específico, cuja baixa visão é causada pela Retinose Pigmentar, foram-me cedidos 3 pares destes óculos de lentes alaranjadas (filtros especialmente desenvolvidos para este tipo de patologia) para poder usar durante dois dias no sentido de identificar qual a tonalidade que melhor se adequa ao meu resíduo visual, dado que existem 3 modelos que variam desde o mais claro até ao mais escuro. 
Estes filtros podem ser usados inclusive por pessoas que usem óculos com lentes de correção, uma vez que se ajustam sobrepondo-se perfeitamente ao modelo pré-existente.
Fotografia do Luís a testar os óculos de lentes laranja por cima dos seus óculos habituais


Agradecendo toda a disponibilidade e interesse em nos ajudar, aqui vou eu para o meu test drive.

Até ao próximo post!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O Centro Berufsförderungswerk Düren - BFW Düren

Novas Tecnologias

Primeiro voo!